Valores sociais e históricos no 7 de setembro

A celebração da Semana da Pátria comemora os 187 anos da conquista da autonomia política do Brasil em relação ao domínio colonialista de Portugal.

Nesta segunda, 7 de setembro, são exaltados os principais elementos simbólicos de nossa soberania, como a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais. A comemoração busca perpetuar o sentimento de orgulho e patriotismo entre o povo brasileiro.

O incentivo à participação da população tornou-se meta prioritária para a realização de uma comemoração mais democrática, já que a independência foi uma conquista de toda a sociedade.

As atividades destacam atrações culturais e atividades demonstrativas que homenageiam o patrimônio histórico e social brasileiro, como exposições e a tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Desde 2003, a Esplanada dos Ministérios é palco do evento que representa o principal momento dessa tradição: o desfile oficial civil e militar.

Cada Semana da Pátria adota, anualmente, um tema específico em sua divulgação, o que facilita a definição das diretrizes da promoção do evento, a transmissão de informações à imprensa e à população. Em 2009, o tema é Confiança.

O tema serve como facilitador na incorporação dos valores da identidade nacional, assim como ao fomento do espírito de celebração e participação entre todos.

Em 2008, o tema escolhido foi “Valores do Brasil”. Este ano, o mote “Independência é para festejar” se reflete na palavra-chave que reforça o momento de destaque vivido pelo Brasil no enfrentamento da grave crise econômica mundial: Confiança.

Como é de costume, no Brasil e em outros países do mundo, cada comemoração de independência conta com a participação de um ou mais convidados de honra. Neste ano, contemplando o Ano da França no Brasil, o presidente francês Nicolas Sarkozy e sua delegação civil e militar foram os convidados.

Advertisements

Mais Brasil no Twitter

Categorias

Fotos Flickr


%d bloggers like this: