Pesquisa investiga causas de doenças cardiovasculares e diabetes

Uma iniciativa inédita do governo federal vai investigar duas doenças que acometem muitos brasileiros: as doenças cardiovasculares e o diabetes melitus. O Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA)  conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ambos vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

A ideia é conhecer melhor os fatores que influenciam os diversos aspectos associados ao desenvolvimento das doenças. Para isso, o estudo acompanhará 15 mil servidores, entre 35 e 74 anos de idade, ativos e aposentados, pertencentes a seis instituições de ensino e pesquisa de vários estados do país: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro; Universidade Federal da Bahia, Salvador; Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória); Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre e Universidade de São Paulo, São Paulo).

Como se trata de um acompanhamento de longo prazo, não existe previsão para o término da pesquisa. Os voluntários serão avaliados a cada três anos. Após a primeira etapa de coleta de dados, será possível conhecer novas ocorrências, a incidência das condições ou doenças, o ganho de peso, incapacidades permanentes e óbitos. A previsão é de que os primeiros resultados sejam divulgados em 2011.

Advertisements

Mais Brasil no Twitter

Categorias

Fotos Flickr


%d bloggers like this: