Pesquisa investiga causas de doenças cardiovasculares e diabetes

Uma iniciativa inédita do governo federal vai investigar duas doenças que acometem muitos brasileiros: as doenças cardiovasculares e o diabetes melitus. O Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA)  conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ambos vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

A ideia é conhecer melhor os fatores que influenciam os diversos aspectos associados ao desenvolvimento das doenças. Para isso, o estudo acompanhará 15 mil servidores, entre 35 e 74 anos de idade, ativos e aposentados, pertencentes a seis instituições de ensino e pesquisa de vários estados do país: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro; Universidade Federal da Bahia, Salvador; Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória); Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre e Universidade de São Paulo, São Paulo).

Como se trata de um acompanhamento de longo prazo, não existe previsão para o término da pesquisa. Os voluntários serão avaliados a cada três anos. Após a primeira etapa de coleta de dados, será possível conhecer novas ocorrências, a incidência das condições ou doenças, o ganho de peso, incapacidades permanentes e óbitos. A previsão é de que os primeiros resultados sejam divulgados em 2011.


Mais Brasil no Twitter

Categorias

Fotos Flickr

Mais de 50 mil empreendedores individuais estão formalizados

Feliz Dia das Crianças!!

Rio São Francisco na região do Baixo São Francisco

Enem

More Photos

%d bloggers like this: